sexta-feira, abril 12, 2013

DICA PARA O CONSUMIDOR: PLANOS DE SAÚDE


Foto: Divulgação
As experiências diárias dos consumidores mostram que o setor de planos de saúde é bastante problemático e, causa transtornos nos momentos em que o usuário mais precisa. São negativas de atendimento, demora ou recusas de liberação de exame ou cirurgia, reajustes abusivos, descredenciamentos de profissionais de saúde, hospitais e laboratórios, só para ficar em alguns exemplos. Veja as dicas e direitos que o consumidor tem com relação aos planos de saúde.

- Quando você faz um plano de saúde, recebe uma lista com o nome dos médicos, hospitais, clínicas e laboratórios autorizados pelo plano.

- Pode acontecer de você estar no meio de um tratamento e seu médico ser descredenciado. Nesse caso envie carta à administradora e peça a conclusão do tratamento com o mesmo médico.

- As doenças pré-existentes poderão integrar aquelas susceptíveis de atendimento pelos planos e seguros de saúde. Nesses casos as mensalidades sofrerão uma majoração e relação às mesmas coberturas sem doenças preexistentes.

- Excluindo-se a cobertura das doenças preexistentes, após dois anos não haverá restrição quanto ao atendimento das mesmas.

- A lei não permite qualquer limitação para internação ou tratamento. O tempo é determinado pelo médico assistente.

- As mensalidades dos planos de saúde são reguladas pelo Governo federal. Se o seu plano for reajustado indevidamente, procure um órgão de defesa do consumidor.

- Nas internações de emergência o consumidor deve avisar ao plano conveniado. Porém é proibido convencionar prazo de 24 horas para esta comunicação, e, em consequência, cortar o atendimento ao consumidor.

- Hoje o consumidor pode trocar o seu plano de saúde e ingressar em outro semelhante em outra operadora sem necessidade cumprir carência. Isso vai facilitar ao consumidor que estiver insatisfeito com a prestação de serviço de sua operadora e que vai poder migrar de plano sem prejuízo.

Fonte: Procon Campos

Postado pela assessoria de comunicação

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