quarta-feira, junho 18, 2014

PROCON-CAMPOS ELABORA CUIDADOS PARA FUGIR DAS DÍVIDAS


Com a grande oferta de crédito nos últimos anos, aumentou também o número de pessoas endividadas, parte delas em situação crítica, sem condições de quitar seus compromissos. Com isso, a Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon/Campos) está atenta ao fato e tem feito campanhas sucessivas para conscientizar o cidadão. 

De acordo com o Procon, na maioria das vezes, o consumidor brasileiro não está preparado para lidar com as regras de consumo, observando os valores dos produtos, suas taxas de juros, multa por inadimplemento e número de parcelas. Sem observar esses detalhes fica evidente haver descontrole nas suas finanças. O cartão de crédito foi apontado como um dos principais tipos de dívida, seguido pelos carnês de lojas, financiamento de veículos e viagens.

O Procon/Campos divulga alguns cuidados básicos que todos os consumidores devem observar:

- Fazer um diagnóstico e ter o controle das suas dívidas atuais. Pode não ser o momento de contratar novas dívidas.

- Se o endividamento for alto é preciso rever suas contas, para não pagar muitos juros. Na maioria dos casos, vale economizar por um tempo e comprar à vista. 

- Existe uma diferença de endividado para inadimplente, pois aquele não tem contas em atraso, mas tem dívidas programadas.

- Reduzir os gastos e ter um comportamento financeiro controlado. 

- Evite os pequenos deslizes no controle do orçamento, pois apesar de pequenos, quando somados, podem causar impacto negativo nas contas. 

- A soma das despesas fixas não podem ultrapassar 75% do salário líquido; 

- Atenção quanto ao limite do cartão de crédito se esse passar a ser insuficiente para as compras, pois está tomado com compras parceladas; 

- Evite ter mais um cartão de crédito e utilizar linhas de crédito complementares, como o cheque especial, para passar o mês; 

- Procure pagar primeiro as dívidas que tenham os juros mais altos, deixando as de juros menores para mais tarde.

- Evite entrar no rotativo do cartão de crédito, pois são os juros mais altos praticados no mercado. 

- Inicie imediatamente o processo de renegociação de suas dívidas; 

- Não deixe de honrar os pagamentos de renegociações, pois muitas cláusulas preveem o pagamento total da dívida em caso de impontualidade. 

- Tente privilegiar pagamentos de contas mais importantes, como aluguel, escola e contas de consumo; 

- A situação é critica quando o consumidor é obrigado a se desfazer de bens quitados, por valores menores que os de mercado, para saldar dívidas.

Fonte: Secom/PMCG

"Tô Contigo!"

Postado pela assessoria de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário