sábado, abril 20, 2013

Câmara recebeu autoridades nacionais e internacionais de astronomia



A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes recebeu na tarde desta sexta-feira (19/04), o diretor do Observatório Astronômico do Vaticano, o teólogo José Gabriel Funes e o astronauta Marcos Pontes, primeiro brasileiro enviado ao espaço pela NASA. O vereador Alexandre Tadeu "Tô Contigo" prestigiou o evento, que faz parte da programação do 6° Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, realizado pelo Clube de Astronomia Louis Cruls.
        
         O astronauta Marcos Pontes falou sobre projetos de desenvolvimento sustentável que estão sendo desenvolvidos pela Fundação Marcos Pontes e elogiou Campos, por ser o município do país que mais recebeu a visita de astronautas. Marcos ainda falou sobre o projeto Ecoestado, que será implantado a principio na cidade de Boa Vista, em Roraima. Este projeto piloto vai testar novas tecnologias que depois serão levadas para outros municípios “Boa Vista será a primeira cidade moldada dentro dessa nova concepção sustentável, integrando diversos aspectos, como energia renovável, mobilidade urbana, distribuição de água potável e rede de saneamento”, disse.
 
Visitando Campos pela primeira vez, o diretor do Observatório Astronômico do Vaticano, o teólogo José Gabriel Funes, ficou impressionado com a participação nos eventos de astronomia na cidade. Ele ainda elogiou os músicos da Ong Orquestrando a Vida. O padre falou também sobre a relação entre igreja e ciência, onde ao contrário do que muitos pensam, existe uma de troca de experiências. “Queremos fazer com que a igreja compreenda o mundo da astronomia e que a astronomia entenda a igreja”, ressaltou.
 
Nascido na Argentina, em 1963, José Funes cursou Filosofia, fez mestrado em Astronomia e doutorado na Itália, onde também bacharelou-se em Teologia. Membro da Companhia de Jesus, foi ordenado sacerdote em 1995. Como pesquisador, começou a colaborar no Observatório Espacial do Vaticano em 2000, passando a responder pela direção a partir de 2006.
 
O 6° Encontro de Astronomia, está sendo realizado no Trianon, desde quinta-feira, e será encerrado neste sábado (20/04). De acordo com o professor e coordenador do Clube de Astronomia, Marcelo Oliveira, o evento é considerado um dos maiores na divulgação científica do mundo, sendo realizado todo ano no mês de abril, em Campos dos Goytacazes.
“Tô Contigo”
Postado pela assessoria de comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário