DICA PARA O CONSUMIDOR!!
A alta da inflação levou os
brasileiros a adotar práticas mais conscientes na hora de se alimentar, de
fazer a lista de compras e de reaproveitar restos de comida. É o que aponta a
pesquisa nacional Consumo Consciente, elaborada pela Federação do Comércio do
Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) em parceria com o Instituto Ipsos. De
acordo com a pesquisa, feita com mil pessoas de 70 cidades brasileiras, o
percentual de pessoas preocupadas com a preservação do meio ambiente no dia a
dia subiu de 56%, no ano passado, para 60% este ano. Analisando a adoção de
medidas menos agressivas ao meio ambiente, verifica-se que elas têm relação com
os hábitos diários das famílias. Segundo o levantamento, houve avanços
significativos de um ano para outro, por exemplo, no uso de sobra de refeições
para fazer novos pratos (de 66% para 72%), em verificar se a embalagem do
produto está danificada, antes de comprar (de 65% para 70%), e na leitura do
rótulo de um produto antes de adquiri-lo (de 51% para 56%). Feita pela
Fecomércio-RJ desde 2007, a pesquisa incluiu pela primeira vez a questão do
lixo.
Os dados apontam que existe descrença do brasileiro em geral em relação
ao que ocorre com o lixo coletado. Ou seja, 56% dos entrevistados duvidam que
seja feita a separação, após a coleta, do que é lixo orgânico e lixo
reciclável. Enquanto em 2012, 49% dos brasileiros incluíam a prática da
separação do lixo para reciclagem, este ano o percentual caiu para 44%. Outras
práticas negativas ao meio ambiente, como varrer a calçada com jatos de água ou
lavar carro com mangueira, mostraram redução de 27% para 24% e de 21% para 19%,
respectivamente. Dados ainda apontaram que o uso de sacolas retornáveis ou de
pano, em substituição a sacolas plásticas, é cada vez mais comum. O percentual
de brasileiros que dizem usar sempre sacolas de pano no lugar das de plástico
subiu de 17% para 18%. No caso dos que usam de vez em quando, aumentou de 21%
para 25%. Acredita-se que muitos brasileiros utilizam ainda sacolas plásticas
de supermercado para acondicionar o lixo domiciliar, fazendo dessa forma uma
economia, ao evitar comprar sacos próprios para lixo.
“Tô Contigo”!
Postado pela assessoria de
comunicação.
Fonte: Agência Brasil
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